SAÚDE & DICAS
Alimentação, Temperaturas, Higiene e Diversão
Somos O Gatil Clube de Bengalas do Brasil. Criadores responsáveis de gatos da Raça Bengal, oferecendo muito amor, carinho e respeito por esses adoráveis gatinhos bebê.
Garantia de Adquirir Nossos Filhotes com Temperamento dócil e amistoso criados juntos com nossas crianças em ambiente familiar e socializando-se a outros pet´s.






Atualmente existem diversos tipos de ração no mercado, vamos aqui falar de PREMIERPET rações Super Premium (pois não consideramos nenhuma ração inferior a essas capaz de suprir as necessidades fisiológicas de um gato) e rações úmidas, que são os tipos mais comuns e fáceis de serem encontradas.
Hoje já existe uma conscientização dos proprietários de animais de estimação mais antenados e preocupados com seus pets, de oferecer uma alimentação o mais natural possível. Costumamos comparar a nós humanos: é mais saudável quem come uma alimentação Balanceada e Nutritiva. ou quem consomem comidas congeladas tipo lasanha e hambúrgueres de fast food todos os dias?
Além da ração seca, PremierPet Super Premium é aconselhado oferecer diariamente algum tipo de ração úmida para seu Bengal. Essa ração pode ser em sachê ou em lata, pode ser misturada com a ração seca sem problemas.
Existem diversos tipos de sabores em sachês e latas. livre de conservantes, corantes e aromatizantes, quanto mais natural, melhor e seu animal sempre saudável .
Fuja sempre do que é mais barato e acostume-se a ler os rótulos, buscando a maior quantidade de proteína natural possível, pois como falamos no início, gatos comem presas, quem come cereal e grãos são ratos.
Uma dica interessante é umedecer a ração seca com água morna, deixando absorver o líquido por cerca de 10 ou 15 minutos até ficarem com uma textura esponjosa. Isso a longo prazo ajudará em muito os rins dos seus gatos Bengal. Mas atente para após oferecida, retirar qualquer sobra depois de 30 ou 40 minutos, ou essa ração umedecida irá fermentar e estragar, sendo nociva para seu gato.
A maior dica que podemos dar é manter os Gatos (não só Bengal mas todas as raças) bem hidratados, pois o maior índice de mortalidade de gatos mais idosos é de insuficiência renal. Os rins já não conseguem mais funcionar devido a ter passado tantos anos trabalhando forçado, sem a quantidade mínima de água para ser filtrada.
Portanto em resumo podemos listar as prioridades de uma alimentação saudável para nossos gatos Bengal:
1- Oferecer MUITA água fresca diariamente em bebedouros limpos e de preferência do tipo “fonte”, pois como os gatos são muito curiosos se sentem atraídos pela água corrente e o barulho da fonte.
2- Acostume-se a ler os rótulos dos sacos de ração. Gatos não comem cereais, milho, arroz, levedura, por isso dispense rações que tenham esses ingredientes em grande quantidade na formulação. É regra geral colocar os ingredientes com maior quantidade sempre na frente. Por isso uma formulação que diz: Frango, farinha de vísceras de frango, frango mecanicamente separado... como primeiros itens da formulação é muito melhor do que uma que informa: Milho, arroz, quirela de arroz, milho...
3- Oferecer alimento PremierPet Super Premium e dispensar tudo que seja abaixo dessa categoria (acreditamos que alimentos rotulados como “Premium” e inferiores não oferecem o que os gatos precisam consumir e essa economia barata a médio prazo desencadeia muitas doenças e problemas de saúde nos gatos, fazendo com que o custo com tratamento veterinário seja muito maior que o custo com alimentos de qualidade).
4- Oferecer ração úmida diariamente. Enlatada ou em sachê, sempre de qualidade e livre de corantes, aromatizantes e conservantes artificiais.
5- Uma dica interessante é hidratar a ração seca antes de oferecer para os gatos, mas lembrar de descartar qualquer sobra após 30/40 minutos.
6- Em hipótese alguma Não, mas NUNCA ofereça aos seus gatos restos de comidas.
7- Consulte sempre o seu veterinário de confiança.
A Alimentação
Alimentação de gatos em geral, pois o Bengal se alimenta da mesma forma de todos outros gatos domésticos. Portanto esse post é para todos os proprietários preocupados com a saúde dos seus animais gatinhos.
Alimentação dos gatos Bengal (e todos os gatos em geral) é um aspecto muito importante, se não o mais importante, para manter a saúde do seu gato sempre em dia.
Se pensarmos um pouco e estudarmos sobre a origem dos nossos amigos felinos, descobriremos que todos os gatos descendem de um mesmo animal, o Felis Silvestris Lybica, o qual nasceu do cruzamento entre cinco espécies selvagens distintas, ocorrido há mais de 100 mil anos.
Existem gatos selvagens com DNA idêntico ao dos gatos domésticos, que hoje habitam Israel, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Arábia Saudita.
A domesticação do gato pelos seres-humanos é curta e começou entre 10 e 12 mil anos atrás, mais precisamente quando os agricultores começaram a cultivar as primeiras variedades de cereais. Os cereais atraiam roedores e os felinos são os melhores caçadores que a natureza criou, como exemplo os leões, tigres, onças e o gato selvagem.
Pela necessidade de proteger os abrigos onde ficavam estocados os cereais, os gatos começaram a ser domesticados, com o intuito de caçar e eliminar os roedores desses locais. Isso ocorre até hoje em diversos lugares do mundo e no interior do Brasil e até mesmo em grandes capitais, gatos são mantidos em comércios para caçar ratos.
A importância dos gatos foi tão grande que os egípcios os consideravam animais sagrados e com a invasão do Egito pelos Romanos os gatos começaram a acompanhar os exércitos europeus e foram introduzidos por toda a Europa. Até esse momento os gatos eram caçadores e se alimentavam de suas presas durante as caçadas, ou seja, roedores e pequenos animais.
Logo, podemos dizer que o gato sempre consumiu muita proteína crua advinda das carnes dos animais abatidos. Carne animal crua é composta quase que 70% de água. Essa simples análise nos faz ver como é importante a hidratação dos gatos. Sem contar o fato de que são animais que viviam em regiões muito quente e áridas, ficando muito tempo sem “beber” água. Toda água era advinda das suas presas ingeridas.
Está nos genes dos gatos ter a mania de não beber muita água, por isso é muito importante incentivar a ingestão de líquido, seja com bebedouros tipo “fonte”, seja em rações úmidas de qualidade e outros diversos truques para fazer com que os gatos ingiram bastante líquido.












O Calor para o Bengal
Dias mais quentes não são problema para os Bengals pois eles gostam de calor. Porém é importante termos bom-senso e não permitir que fiquem sob sol forte e sem sobra, ou sem poderem se hidratar, muito menos dentro de um carro.
Dentro de casa é muito importante verificarmos e se possível adicionar mais locais de hidratação, como fontes e vasilhas de água.
Uma dica bem legal é colocar 2 pedras de gelo nas vasilhas, com isso o seu Bengal vai brincar com o gelo dentro da água e acabará se hidratando mais.
Em dias de umidade baixa, devemos utilizar umidificadores (sem essência) no ambiente em que o Bengal fica. Clima muito seco não faz bem para os Bengals e podem desencadear problemas respiratórios.
O mesmo vale para casas totalmente fechadas e com ar condicionado ligado, fazendo com que o ambiente fique muito seco.
Bengals são gatos que se adaptam muito bem aos mais diversos tipos de clima e temperatura. No caso do calor é importante lembrar que gatos de maneira geral, utilizam grande parte da energia do seu corpo para se manter aquecidos.
Por isso é comum vermos os Bengals procurando o sol, ou deitando sobre superfícies aquecidas e que irradiam calor em dias mais frios (notebook, geladeira, receivers e aparelhos eletrônicos em geral).










A pelagem do Bengal é um fator importante para que ele possa regular a sua temperatura corporal. Os pelos criam uma camada natural que o protegem do calor excessivo e do frio mais intenso.
Bengals são animais muito inteligentes e irão buscar um local mais quente ou mais fresco dentro de casa, dependendo da necessidade. Portanto não se preocupe se o seu Bengal vive dentro de casa e tem acesso a água e sombra.
Seguindo essas dicas e tendo bom-senso, os Bengals passarão pelos dias mais quentes de forma tranquila e com muita saúde.



O Frio e as Baixas Temperaturas para o Bengal
Os gatos Bengal são bastante adaptáveis ao frio. Em países do hemisfério norte é muito comum ver os Bengals andando pela neve, sem problema algum.




Porém é importante levarmos em consideração que esses animais vem de gerações acostumadas com esse clima, seus filhotes crescem sob essas circunstâncias e vão se adaptando com isso. Ver um gato Bengal andando na neve, não significa que ele vive na neve, apenas foi dar uma voltinha de rotina e se divertir. Com certeza eles tem um abrigo quentinho dentro de casa junto com os seus donos humanos.
Aqui no Brasil, com o nosso clima tropical e inverno ameno (se comparado com o hemisfério norte) os gatos Bengals não exigem tanta atenção quanto ao frio, mas precisam necessáriamente ter um abrigo protegido de vento e chuva. Como 80% dos nossos filhotes vão morar em apartamento, sabemos que estarão sempre protegidos do frio.
Não é necessário se preocupar com "roupinhas" de frio, uma toca quentinha e a manta fofinha manterão o gato Bengal quentinho durante os dias mais frios do ano e aquele solzinho de inverno que entra pela janela será muito bem vindo. Os Bengals, assim como os outros felinos gastam a maior parte da sua energia para se manter aquecidos. Então proporcionar banho de sol diário para os Bengals é muito saudável e recomendado. Pode ser em uma varanda, parapeito da janela (ambos obrigatóriamente precisam ser telados para evitar quedas) ou até mesmo no chão. Os bengals irão buscar o sol para se esquentar, onde quer que ele esteja.


Bengals são gatos bastante rústicos e com uma excelente saúde. Proporcionar a melhor qualidade de vida e um ambiente saudável para o seu Bengal é obrigatório para o perfeito desenvolvimento do animal. Curta o inverno com o seu Bengal, bem quentinho e protegido.












Quais os cuidados com a raça Bengal?
Bengal é um gato híbrido, cruzamento do pequeno Leopardo Asiático com um gato doméstico.
Seus cuidados são mínimos se comparado a grande maioria dos gatos de raça, por ser um animal muito rústico e extremamente limpo.
Uma das maiores dúvidas que recebemos diariamente é sobre os cuidados com os gatos Bengal. São inúmeras perguntas, desde escovação até tolerância a brincadeiras mais violentas. Vamos listar abaixo as principais dúvidas sobre os cuidados com os gatos de bengala.
1- Bengal solta muito pelo? Precisa escovar?
Bengal quase não soltam pelos (se comparados a outros gatos de raça, como Persa ou Exótico por exemplo) e se você criar a rotina de escovar o seu gato Bengal 2x por semana, a queda de pelos diminui ainda mais. Existem 2 épocas do ano em que ocorre a troca de pelagem dos Bengals (final do inverno e final do verão), nessas épocas a queda de pelos é mais perceptível, mas nada que uma escovação mais frequente nesses períodos não resolva. Curioso dizer que os gatos da raça Bengal não produzem a proteína na sua saliva, que causam alergia na grande maioria das pessoas que tem alergia a gatos, portanto são considerados gatos hipoalergênicos.
2- Preciso escovar os dentes do meu gato Bengal?
Bengal não é um ser humano, logo, não merece ser tradado como tal. Imagina um gato tendo a boca cutucada com uma escova? Eles não ficariam muito felizes. A "necessidade"de escovação veio por conta da má alimentação dos gatos domésticos, que em sua grande maioria é feita com ração seca. Imagine um animal, felino, caçador, com pouco tempo de evolução doméstica, com o seu corpo acostumado e criado para comer suas presas, tendo que caçar, matar, destroçar e então digerir. Agora imagine os dentes desse felino rasgando suas presas, quebrando ossos, imagine todo atrito e fricção gerada pelos seus dentes... Volte para a ração seca e sem graça, que os gatos praticamente engolem sem mastigar... Obviamente isso vai gerar muito mais tártaro e problemas periodontais do que um gato que caça e come suas presas. Se para você isso faz sentido, aconselhamos pesquisar sobre alimentação natural para gatos.
Atualmente existe muito conteúdo bom disponível na Internet e até mesmo aqui no site do Gatil, além de diversos profissionais veterinários nutrólogos que podem prescrever uma dieta sadia e segura para o seu Bengal. Caso tenham dúvidas, estamos a disposição para lhe ajudar.






3- Quais doenças mais comuns na raça Bengal?
Nossos padreadores e matrizes já são testados negativamente para FIV / FELV. O que garante muita segurança no momento de adquirir seu filhote de Bengal. Todo nosso plantel é protegido e testado genetícamente para PKDef e PRA-b, sendo todos negativos para essas duas doenças, garantindo filhotes Bengal genéticamente livres das mesmas. É claro que como qualquer ser vivo está sujeito a doenças que podem aparecer em qualquer momento da vida do animal.
Faz parte do ciclo da vida. Nós adoecemos, nossos animais também. Como a maioria dos gatos domésticos, existe o risco de problemas renais ( pela falta de ingestão de líquido) em indivíduos de idade mais avançada. Infelizmente um grande índice de mortalidade de gatos domésticos se da por conta de insuficiência renal que está diretamente ligada a ração seca. Por mais que se espalhe fontes e bebedouros pela casa toda para incentivar os gatos a beberem água, isso não é o suficiente.
Novamente a alimentação entra em cena para prevenir problemas. Oferecer alimentos húmidos, saches (que não são nutritivos, mas ajudam na ingestão de líquidos), carne moída de frango ou boi, pescoço de frango sem pele (crus e previamente congelada por pelo menos 72 horas), sardinha e manjubinha (também crus e previamente congelados por pelo menos 72 horas). Novamente, se você se interessou, aconselhamos pesquisar sobre alimentação natural para gatos.






4- Posso deixar o meu Bengal sozinho e sem atenção?
Definitivamente NÃO! Os gatos Bengals são muito ativos e curiosos, principalmente na fase de filhote (até por volta de 18 meses). Deixar um filhote sozinho é pedir para arrumar problemas. Ele pode comer alguma coisa indevida (botão, alfinete, comprimido que ficou caído atrás da cama e ninguém viu), pode subir nos armários e prateleiras e derrubar aquele seu cristal de Murano que você trouxe da última viagem a Itália com todo cuidado do mundo.
Enfim resultar em prejuízo, ele é um filhote e fatalmente vai aprontar suas travessuras, então é melhor que você esteja presente para evitar acidentes.
Se você tem uma rotina muito agitada, faz muitas viagens curtas e não pode levar o seu Bengal com você, a melhor solução é criar um "quarto do gato", um ambiente totalmente seguro, com enriquecimento ambiental para que o seu bengal possa saltar, escalar, se esconder e se sentir confortável.
Ele ficará muito bem e seguro nesse local protegido (tendo comida, água e caixa de areia) enquanto você viaja.
Quando estiver com o seu gato Bengal, lembre-se que ele adora brincadeiras de caça e pode se divertir por muito tempo com você utilizando uma varinha com uma pena ou bichinho atada na ponta. Além de divertido, é muito legal ver o instinto de caça apurado dos Bengals.




5- Sempre vejo fotos de Bengal passeando com coleira. Posso levar o meu gato Bengal para passear?
Claro! Você pode levar sim, DESDE que tenha feito um criterioso treinamento prévio com o seu Bengal. Se você pegar um Bengal adulto, colocar uma coleira com guia e soltar no meio de um parque ou praça, das duas, uma: ou o seu Bengal vai ficar paralisado ou ele vai se contorcer loucamente até escapar da guia e fugir. As duas cenas são horríveis.
Por isso, se você quer passear com o seu gato Bengal, crie uma rotina desde filhote. Primeiro colocando o peitoral, depois de alguns dias quando ele se sentir confortável, conecte a guia e de passeios curtos por dentro de casa, nos quartos, em volta da mesa de jantar, na varanda, etc... Quando perceber que o seu Bengal está lidando bem com a guia e te seguindo pela casa, passe a treinar em um ambiente externo controlado ( pode ser salão de jogos, uma garagem fechada, quintal fechado, quadra fechada... etc....
Depois disso passe para ambiente externo controlado ( jardim do prédio por exemplo). Evite acidentes, prevenção é sempre melhor. Cuidado com crianças gritando, barulho de fogos, motos e carros, cães e outros gatos etc... Qualquer distração pode assustar o seu Bengal e atrapalhar o processo. Paciência, cuidado e persistência aqui são fundamentais.
Se precisar de ajuda ou não se sentir seguro, contrate um profissional. Se tiver dúvidas, estamos a disposição para ajudar e indicar.








A Higiene para o Bengal
Os Bengals são gatos extremamente limpos e higiênicos. Por quase não soltarem pelos, se comparados com gatos domésticos de outras raças, sua manutenção é simples e muito fácil.
Uma ou duas escovações semanais são mais do que suficiente para manter a pelagem dos gatos Bengals sempre bonita e prevenir a queda de pelos.


Quando falamos sobre o banheiro do gato Bengal, é importante mantê-lo sempre limpo, retirando xixi e coco o mais rápido possível. Por serem gatos muito higiênicos, não gostam de fazer suas necessidades em caixas de areia que estejam com muita quantidade de fezes ou urina.
Recomendamos retirar os dejetos 2x por dia, sendo uma de manhã e outra no final do dia. Com isso o banheiro do seu Bengal ficará sempre limpo e ele muito mais confortável para utilizar.
Caso possua mais de 1 gato em casa, vale lembrar da regra de 1 banheiro para cada gato da casa e um a mais+1. Portanto se tiverem 2 gatos, o ideal seriam 3 banheiros.
Uma dica muito importante para proprietários de Bengal e outros gatos em geral é de nunca colocar um banheiro / caixa de areia encostada lado a lado com outra. Isso na percepção dos gatos se trata de apenas 1 banheiro. Lembre-se então de colocar os banheiros separados por uma distância de pelo menos 1 metro uns dos outros, ou se puder em cômodos separados da casa.
Essa simples atitude trará muito mais conforto tanto para o seu gato Bengal, como para outras espécies.


Comedouros e fontes de água / bebedouros devem ser lavados rotineiramente, usando-se solução que contenha amonia quartenária.
Recomendamos a utilização de Herbalvet ou Vancid, ambos muito bons para a limpeza e higienização dos utensílios do seu Bengal, como também na limpeza da casa em que o seu Bengal vive. São ótimos para animais e também para nós humanos, mantendo o ambiente limpo e protegido.
Além da escovação, é importante manter unhas cortadas (indicamos cortar as unhas desde filhote e fazer disso uma atividade prazeirosa para o seu gato, abordaremos esse assunto em um post futuro) e também orelhas limpas.
Para limpar as orelhas utilize soluções apropriadas para isso a venda no mercado e uma gaze ou algodão. Cuidado ao utilizar cotonete, pois se não tiver habilidade e familiaridade, poderá sem querer machucar o seu Bengal. Caso não se sinta confortável para realizar tais procedimentos, é importante levar no veterinário de sua confiança para que possa fazer com segurança.
O manejo do gato Bengal é super tranquilo e fácil, basta um pouco de dedicação e atenção. Aqui no site temos grandes dicas. No mais é só desfrutar a alegria que é conviver com essa raça maravilhosa.








Oferecer água em abundância para nossos Bengals é fundamental para uma correta saúde renal. Bengal necessita de grande quantidade de água diariamente e muitas vezes apenas a ingestão de água que os Bengals bebem da vasilha de água ou fonte de água pode não ser o suficiente.
Manejo de água para gatos Bengal


Mantenha a água do seu gato Bengal sempre limpa e fresca. Lave os recipientes de água diariamente e coloque-os em locais frescos, longe do calor e sol.
Tenha dois ou mais recipientes de água em casa, posicionados onde o Bengal passa mais tempo. Isso permite que o seu gato Bengal tenha acesso a diferentes pontos de hidratação.
Adicione pedras de gelo ao recipiente de água. Além de refrescar a temperatura, Bengals são muito curiosos e irão brincar com as pedrinhas de gelo dentro da água, fazendo com que bebam mais água.
Considere utilizar fontes, cascatas ou outros dispositivos que mantenham a água em movimento. A água circulando transmite aos Bengals a sensação de limpeza, o que estimula o animal a beber.
Para estimular a ingestão de água, adicione água morna a ração seca, aguarde 15 minutos e ofereça ao animal. Atente-se para que não fique sobras de ração molhada após mais de 40 min. Se sobrar, essa ração deve ser descartada.
• Saborização da água
Muitas vezes, saborizar a água pode ser uma ótima solução para fazer com que o seu gato Bengal aumente a ingestão de líquido. Abaixo algumas dicas interessantes e simples de serem colocadas em prática, que podem melhorar muito a saúde renal do seu gato Bengal.
Adicione meio cubinho de "Caldo Knorr" para cada litro de água e ofereça ao seu Bengal.
Misture uma colher de sopa de alimento úmido / sachê em 250ml de água e ofereça ao Bengal.
Sempre que for oferecer sachê / Alimento úmido, adicione 1 xícara de chá de água (aproximadamente 200ml) e misture bem, fazendo uma espécie de "sopa".
Coloque ramos de ervas frescas como alecrim, manjericão ou hortelã no recipiente de água do seu Bengal.
Ofereça ao seu Bengal a água que foi utilizada após o cozimento de frango (em temperatura ambiente e sem tempero).
•Alimentos úmidos e naturais + adição de água
Oferecer alimentos úmidos e "turbinar" a quantidade de líquido desses alimentos é uma dica valiosa.
Carne moída crua (de boi ou frango), previamente congelada por pelo menos 72hs são ótimas opções naturais e nutritivas para o seu Bengal. Experimente oferecer carne moída em temperatura ambiente na proporção de 100gr de carne moída para 250ml de água. Misture bem, fazendo uma espécie de "sopinha" e ofereça ao seu Bengal.
Peixes crus, como Sardinha (sem cabeça e sem rabo) e manjubinha (inteira) são muito apreciados pelos Bengal. Apenas certifique que passaram por processo de congelamento prévio por pelo menos 3 dias. Deixe os peixes descongelando em um recipiente com aproximadamente 250ml de água e ofereça em temperatura ambiente, junto com a água do descongelamento. Eles irão adorar e além de comer os peixes, irão beber todo o caldo!
Sachês e alimentos úmidos podem e devem ser oferecidos em abundância. Para cada sachê oferecido, misture 1 xícara de chá de agua e misture bem.


Lembre-se de retirar e descartar esses elementos, caso o seu bengal não os consuma totalmente.
Colaboraram com esse artigo:
Médica Veterinária Dra. Amanda Peres (Amado Bicho Centro Veterinário) www.amadobicho.com.br













A Alimentação Natural
Alimentação Natural para Gatos Bengal
Aviso importante: Consulte sempre seu Veterinário
Todas as informações aqui contidas, são indicadas para gatos comprovadamente saudáveis. Antes de oferecer qualquer uma das dicas de alimentação sugeridas aqui, você deve consultar o veterinário do seu Gato Bengal e contar com o acompanhamento dele. Essa matéria visa auxiliar na alimentação do seu gato ou até mesmo complementar, trazendo benefícios ao seu animal. Não nos responsabilizamos por resultados diferentes dos desejados, incluindo quaisquer prejuízos ou danos resultantes da tentativa de seguir as informações contidas abaixo. O conteúdo a seguir é apresentado unicamente para fins informativos e não substitui em absoluto a orientação de um médico veterinário. Cada gato é um indivíduo único, com histórico e particularidades distintas uns dos outros.
Alimentação Natural para gatos Bengal, o que é?
São dietas balanceadas, criadas de forma criteriosa e em proporções corretas para suprir as necessidades dos gatos. Gatos são animais carnívoros, dessa forma é errado aplicar uma dieta vegetariana para esses animais (por mais absurdo que possa parecer, tem pessoas que insistem nisso). A fisiologia dos gatos, seu processo de digestão, presas e todo seu metabolismo é totalmente adaptado para uma dieta carnívora. Gatos até podem comem grãos, cereais, frutas e vegetais, se estiverem com fome, mas a médio e longo prazo esse tipo de alimentação não irá suprir suas necessidades básicas, desencadeando doenças e problemas.
Alimentação Natural não são restos de comida do almoço ou jantar, mas sim uma dieta balanceada e exclusiva para cada indivíduo. Por isso recomendamos fortemente que seja criada por veterinários e nutrólogos especializados.
Esse tipo de alimentação já é muito difundida na Europa, EUA, Austrália, bem como muitos outros países, tendo sido iniciada no Brasil em meados dos anos 2.000 e tendo a cada dia recebido um maior número de adeptos.
Uma rápida pesquisa no Google por "Alimentação Natural para Gatos" ou em inglês "Barf Cats Food", "Raw Food Cat" poderá aprofundar muito mais o assunto. No Brasil temos um site Excelente chamado Cachorro Verde (sim, eles também falam sobre Gatos), que é excelente. Por isso, se você se interessou pelo assunto, não deixe de pesquisar e se aprofundar mais, pois nossa intenção é apenas dar dicas e apresentar muito superficialmente o conteúdo, esse conceito de alimentação natural vem ganhando cada vez mais força a cada dia.




Tipos de Alimentação Natural para Gatos Bengal
Existem 3 tipos mais comuns de alimentação para nossos felinos, podemos descrever abaixo:
• Alimentação Natural cozida e sem ossos para gatos
Carne e vísceras de animais como Boi, Ovelha, Carneiro, Pato, Frango, Peru, Coelho, totalmente sem ossos ou cartilagem. A carne é então moída / triturada e cozida com vegetais e vísceras na proporção de: 65% carne desossada, 10% coração de boi, frango, porco, cordeiro, pato etc, 10% vísceras e 15% vegetais. Todos os ingredientes desse tipo de dieta precisam ser cozidos. Junto com essa dieta é necessário suplementar com óleo de peixe, sal iodado, fonte de cálcio, vitamina E, L-Taurina e Complexo B dentre outros.
Portanto não basta apenas, moer, cozinhar e oferecer os alimentos, é preciso pesquisar e elaborar uma dieta balanceada.
• Alimentação Natural Crua e sem ossos para gatos
Carne e vísceras de animais como Boi, Ovelha, Carneiro, Pato, Frango, Peru, Coelho, totalmente sem ossos ou cartilagem. A carne é então moída / triturada e cozida com vegetais e vísceras na proporção de: 65% carne desossada, 10% coração de boi, frango, porco, cordeiro, pato etc, 10% vísceras e 15% vegetais.
Após o preparo, a dieta deve ser porcionada em pequenas quantidades e congelada. O congelamento além de prolongar o tempo de validade dos ingredientes, serve também para eliminar qualquer eventual bactéria ou protozoário que tenha nos ingredientes. Por isso se recomenda congelar a dieta por no mínimo 3 dias antes de oferecer aos gatos. O processo de descongelamento deve ser feito na geladeira e dura em média 24 horas. Depois disso pode-se oferecer a dieta aos gatinhos.
Junto com essa dieta é necessário suplementar com óleo de peixe, sal iodado, fonte de cálcio, vitamina E, L-Taurina e Complexo B.


• Alimentação Natural Crua com ossos para gatos - Raw Food para gatos
O objetivo desse tipo de alimentação é simular a composição de uma presa, afinal gatos são caçadores por natureza. Então se na natureza eles caçam e comem suas presas, é possível simular algo similar em ambiente urbano (sem sangue e carnificina pela casa toda). Por mais fofinhos que os gatos possam ser e por mais adaptados a rotina urbana, se eles pudessem escolher, entre uma presa suculenta recém abatida e qualquer outra coisa... eles escolheriam a presa com certeza.
Diferente do que muita gente pensa, gatos (e cães) podem sim comer ossos DESDE QUE SEJAM CRUS. Sua fisiologia é perfeitamente desenvolvida para isso, seu estômago é muito mais ácido do que o nosso, podendo desintegrar os ossos de forma que não seja possível vermos nas suas fezes. Porém é preciso ter muita atenção com isso.
Vemos que também não seria nada sensato oferecer um osso fêmur de boi para o gato comer... por mais que seja divertido ele "raspar" a carne e nervos contidos nesse osso, não seria um boi que o seu gato caçaria na natureza.
















Se pensarmos, o que nossos gatos caçariam na natureza, surgiriam respostas como: frango, codorna, peru e aves em geral, pequenos animais como ratos, lebres e coelhos parecem mais sensatas.
São desses animais que vem a base para esse tipo de dieta com ossos e dentre algumas opções, podemos citar:
• Pescoço de frango sem pele cortado em pedaços ou moído
• Dorso de frango (também conhecido como carcaça ou costela) cortado em vários pedaços ou moído
• Asas de frango sem a coxinha, com a pele, cortada em pedaços ou moída – ou asa inteira moída
• Cabeça de frango sem o bico cortada em pedaços ou moída
• Coxa de frango, com a pele, sempre moída
• Carcaça de codorna cortada em pedaços ou moída
• Carcaça de rã cortada em pedaços ou moída
• Pescoço de peru moído
• Carcaça de coelho moída ou ossos carnudos crus de coelho moídos
Essas opções acima são excelentes indicações também para serem oferecidas como "petisco" em alimentação cuja base é a ração super premium PremierPet seca ou húmida. Lembrando que sempre congeladas por no mínimo 3 dias e descongeladas em geladeira por 24horas sem dúvida alguma seu Bengal vai adorar.
NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE alguma utilize o micro-ondas ou qualquer tipo de processo de cocção para descongelar as carnes com ossos. Os ossos após serem fritos / cozidos / assados mudam a sua composição e passam a se quebrar formando perigosas lascas pontiagudas, causando sérios danos, como perfuração nos órgãos internos dos gatos.
Uma proporção interessante para uma dieta Natural Crua com Ossos seria de 50% carnes com ossos, de acordo com as opções acima listadas, 25% carnes desossadas, 10% vísceras e 15% vegetais. Nesse tipo de alimentação não é necessário suplementar com cálcio, pois os ossos suprem totalmente essa necessidade.
Esses 3 tipos de dietas, se feitos acompanhados por um veterinário nutrólogo e com atenção, suprem totalmente as necessidades básicas dos gatos Bengal. Porém novamente alertamos, sempre procure conversar com o veterinário do seu gato sobre a introdução de qualquer tipo de alimento diferente de ração super premium PremierPet.
Atualmente encontramos nas grandes redes de pet shop algumas opções bem legais para gatos. Nossa parceira, a PremierPet tem várias opções em saches como pura carne de frango e de atum. Os gatos bengal adoram ficam agradecidos de se deliciar. A linha se chama Premier Gourmet, mais praticidade dependendo de sua rotina.
A alimentação natural para os gatos Bengal não é difícil, porém exige dedicação e tempo do seu tutor. O bom senso é sempre válido na hora de alimentar um animal que é carnívoro e caçador como os gatos Bengal. Oferecer alimentos naturais e que simulem uma presa fresca e recém abatida é muito interessante para a saúde dos gatos Bengal.






























Enriquecimento Ambiental
Todos nós que amamos gatos, nos preocupamos com a saúde e bem estar deles. Gatos (assim como todos os felinos de maneira geral) são animais caçadores, que ficam espreitando sua caça. Esse instinto ainda existe nos gatos domésticos e é MUITO presente nos gatos Bengal, já que são gatos híbridos.
Dessa forma nada mais justo do que proporcionar a eles, um ambiente divertido, seguro, fornecendo locais de abrigo, exercício, espreita, observação e descanso.
O Enriquecimento ambiental significa acrescentar um ou mais elementos ao ambiente para promover o bem-estar físico e psicológico do animal.
A ideia teve início nos zoológicos, onde os veterinários e biólogos sentiam necessidade de melhorar a qualidade de vida dos animais confinados, como por exemplo, macacos e leões, que tinham problemas de comportamento dentro do confinamento.
É possível aplicar as técnicas de enriquecimento ambiental em qualquer casa ou apartamento, de forma fácil e acessível para diversos gostos e bolsos.
Como é muito mais seguro e indicado manter nossos gatos em casas ou apartamentos telados (sem acesso a rua), protegidos dos perigos e das doenças contagiosas, eles não tem telhados, muros e árvores para escalar, não tem borboletas, insetos, passarinhos e roedores para caçar e dessa forma necessitam do enriquecimento ambiental.
É através dele que o seu Bengal vai gastar toda sua energia e se previnir de comportamentos indesejáveis.








Existem diversas maneiras de promover esse enriquecimento e muitas delas podem ser adaptadas facilmente para que não se gaste muito. Usando a criatividade é possível desenvolver excelentes alternativas.
Temos 2 tipos de interação e enriquecimento, que proporcionam o bem estar dos nossos Bengal:
Formas animadas
Que envolvem interação entre: gato-gato, gato-cachorro e gato-homem. A interação gato-homem pode ser feita através de brincadeiras, adestramento ou simplesmente sessões de escovação. A interação com outro animal deve ser feita com cautela, pois os gatos são animais desconfiados por natureza. Quando essa interação ocorre na infância costuma obter maior sucesso do que na fase adulta.
Formas inanimadas:
As formas inanimadas de enriquecimento ambiental envolvem diversas estratégias:
- uso de brinquedos: Atualmente a variedade de brinquedos para gatos é bastante grande, indo desde simples bolinhas com guizo até as varinhas com penas, que acabaram por se tornar o sucesso no mundo felino.
- uso de alimentos: petiscos como ração em sachê são excelentes opções na hora de adestrar um gato e podem servir de estímulo para a brincadeira.
Alguns brinquedos permitem que a ração (seca ou úmida) seja escondida de forma que o gato precisa se esforçar para conseguir comer. Essa opção também é recomendada para gatos que precisam perder peso ou que têm compulsão por ingerir objetos.
- enriquecimento físico vertical:
Os gatos possuem habilidade natural de pular e escalar, portanto devemos incentivar esse comportamento, focando sempre em objetos que desejamos que eles subam, desincentivando assim, que eles subam em sofás, mesas, pia, cortinas, estantes... Para isso, a instalação de prateleiras ao longo da casa permite que o gato se exercite e que se sinta mais seguro.
Outra maneira, mais bonita são os arranhadores e prateleiras feitos exclusivamente para gatos, como os modelos da Play Cat.
Atualmente existem diversos modelos no mercado, variando desde tocas, pontes, arranhadores, cordas etc, monte seu próprio cenário.











- enriquecimento físico estrutural:
Feito através da colocação de esconderijos e arranhadores para o gato. Os esconderijos podem ser caminhas estilosas ou até mesmo as famosas caixas de papelão, tão amadas pelos gatos. Os arranhadores podem ser horizontais ou verticais. Você pode misturar o enriquecimento vertical com o estrutural e colocar esses objetos no alto também.
- enriquecimento sensorial:
Através do olfato, visão e audição também é possível promover melhora do bem-estar felino. Podemos listar aqui a própria voz do dono, programas de televisão e/ou em tablets e celulares e o famoso catnip ou erva-do-gato. As imagens nos equipamentos nem sempre fazem sucesso, mas podem ser uma forma de distração. O catnip está amplamente distribuído nos brinquedos para gatos.
Além desses, o Felliway (que já testamos e postamos aqui) é bastante indicado na melhora de alterações comportamentais.
Algumas alterações de comportamento exibidas no confinamento e que podem ser evitadas com o enriquecimento ambiental:
- passar muito tempo escondido dentro de sua casinha;
- atacar pessoas ou outros animais que passem em frente sua casinha;
- miar em excesso; - falta de interesse em brincar;
- seguir o dono onde quer que ele vá;
- arranhadura em excesso dos móveis;
- marcação de território com urina e/ou fezes.
O importante é sempre PREVENIR e proporcionar o enriquecimento ambiental ANTES que o gato desenvolva esses problemas de comportamento.
Cuidados a serem tomados:
Com relação à interação gato-dono é fundamental não estimular a agressividade através de brincadeiras rústicas, como mordidas nas mãos. Quando filhote pode parecer fofinho receber mordidinhas e arranhadas, mas lembre-se que o seu filhote vai crescer e essa brincadeira irá continuar.
Por isso, é fundamental evitar qualquer tipo de brincadeira que desperte a agressividade do seu gato Bengal.
Com os brinquedos é importante observar o comportamento do gato no momento da interação, pois alguns brinquedos podem ser ingeridos pelo gato e provocar problemas de saúde e em casos mais graves, levar o animal a óbito.
Além disso, brinquedos que o gato não consegue “pegar” podem gerar frustração, como ponteira a laser e joguinhos no tablet/celular.Por isso, sempre permita que seu gato finalize a brincadeira deixando-o pegar com as patas ou a boca o brinquedo. Dessa maneira ele entende que conseguiu “caçar” sua presa.
Novamente, salientamos que tudo isso deve ser pensado e preparado antes do seu filhote Bengal chegar em casa, evitando assim futuros problemas de comportamento.
Alterações graves de comportamento podem ser corrigidas com auxílio de veterinário / adestrador especializado e na dúvida é sempre melhor procurar ajuda de um profissional.


















Arranhador: um passatempo necessário para os gatos de Bengalas
Por Laraue Motta, adestradora e franqueada da Cão Cidadão
Um dos itens obrigatórios na casa de quem tem gatos é o arranhador! Geralmente, ele já faz parte do enxoval de chegada do gatinho, mas, com o passar do tempo, pode ser esquecido no canto dando lugar às arranhaduras em móveis e estofados.
Outra questão importante é o material usado. Muitos gatos gostam das cordas de sisal, mas arranhadores de carpete, papelão ou mesmo superfícies de madeira podem ser ótimas opções. O ideal é variar os modelos e superfícies até que seja possível perceber qual é o preferido do seu gatinho.
Você pode comprar modelos prontos ou pode se arriscar a produzir alguns. Veja como são fáceis:
1. Revista um cano de PVC ou um cone de sinalização com sisal ou carpete (pode usar cola quente).
2. Utilize cavaletes de madeira bruta (sem nenhum tipo de tinta ou verniz).
3. Corte caixas de papelão em tiras iguais e cole umas nas outras de forma que as ondas do papelão fiquem aparentes (usar cola branca à base de água).
Em casas com mais de um gato, quanto mais arranhadores menor será o estresse dos animais, pois eles poderão delimitar suas marcações e manter a hierarquia do grupo. Com certeza esse enriquecimento ambiental, se bem utilizado, diminuirá consideravelmente as chances de os felinos destruírem suas mobílias.
Conte com a ajuda de um profissional para adequar o ambiente para os bichanos da melhor forma. Atualmente existem diversos profissionais e empresas que fabricam arranhadores de diversos formatos, vale a pena pesquisar.




















Existem muitos tipos de arranhadores no mercado e muitas formas de confeccioná-los em casa, o que pode salvar seus móveis. Para isso, preste atenção na altura do passatempo: para gatos filhotes, o poste pequeno pode funcionar, mas, ao crescer, o gatinho sentirá necessidade de se alongar e agarrar com as patas, portanto, precisará de um poste alto, que permita essa posição (arranhadores que tenham entre 90 centímetros e um metro de altura têm mais chances de fazer sucesso).
Outro ponto super importante é a localização onde o arranhador ficará, ele deve favorecer as arranhadas.
Normalmente gatos arranham os objetos como forma de marcar território de maneira visual e olfativa, já que odores são expelidos pelas glândulas dos coxins (as almofadinhas das patas). Isso quer dizer que precisam que sua marca seja percebida. Então, naturalmente procuram locais de passagem ou onde há muito fluxo de pessoas e outros animais.
Portanto, para o caso acima, não coloque o arranhador que você comprou com tanto amor e carinho naquele cômodo escondido da casa, pois lá ele não cumprirá a sua promessa. Com certeza o braço do sofá será bem mais atrativo.
O arranhador deve ficar onde o gato demonstra mais interesse em demarcar. Exemplo: se acontece no sofá, posicione o arranhador próximo desse local. As chances de o brinquedo ser usado aumentarão muito dessa forma.
Diversão Necessária
Ter 2 gatos Bengals na mesma casa?
Bengals são exclusivamente diferentes de outras raças. Enquanto a maioria das raças de gatos e até mesmo cães se tornam sedentárias à medida que envelhecem e desaceleram, os Bengals mantém sua alta energia durante toda a vida.
Eles diminuem um pouco o ritmo de filhotes após os 18 meses, mas mesmo assim continuam mais ativos do que outras raças de gatos. Essa é uma das qualidades mais legais dos Bengals, pois junto com sua energia vem a inteligência e curiosidade extraordinárias. Isso com cetreza requer algum tipo de interação para mantê-los estimulados e entretidos.
Muitas vezes, é o tédio que os colocam em apuros, pois eles inventam suas próprias brincadeiras na ausência de uma.






Vamos juntos imaginar por exemplo uma situação que pode ocorrer: um Bengal entediado pode pular em armários altos porque eles adoram altura e foram adaptados para viver nas árvores. Enquanto estão nos armários, eles podem derrubar algum objeto e achar divertido ver o mesmo quebrando em pedacinhos no chão.
Depois de passar algum tempo rebatendo os pedaços quebrados, o entediado Bengal pode voltar para os armários para a segunda rodada e isso pode se tornar uma divertida rotina.
Quando você está por perto, os Bengals podem te "incomodar" e te convidar para brincar com eles, quer você queira brincar com eles ou não. Com um outro Bengal convivendo junto, eles serão melhores amigos e gastarão energia juntos, reduzindo o tempo de interação entre tutor e gato. (Importante lembrar que o simples fato de ter outro Bengal, não fará com que o seu Bengal atual, ou mesmo ambos, não precisem interagir ou ter limites impostos por você, ok?).
Sabiamente os Bengals se dão muito bem com cães, até porque eles são considerados muito parecidos com eles, porém, alguns cães quanto outras raças de gatos podem não ser capazes de acompanhar a energia de um Bengal a longo prazo.


Sempre dizemos que o melhor brinquedo que você pode conseguir para o seu Bengal é outro gato de bengalas.
Bengal é uma raça que irá prosperar e se dar bem com os humanos e outros pet´s .
Assistir 2 Bengals brincando é como assistir a 2 crianças jogando, eles têm inteligência para criar seus próprios jogos e energia para acompanhar um ao outro.
Adoramos assistir quando um Bengal se esconde em um canto com seus instintos de caçador apurados e outro Bengal desavisado passa apenas para ser emboscado do nada. Então, após a queda inicial, segue-se uma luta livre que se transforma em um jogo de perseguição quando um decola e o outro corre atrás. Você então faz com que os Bengals corram, pulem, voem e percorram toda a sua casa com suas façanhas acrobáticas, queimando toda a sua energia apenas por começar um simples jogo de esconde-esconde.
Eventualmente, ambos os Bengals virão para o seu colo e se enrolarão em uma pilha exausta para uma soneca bem merecida, ronronando contente.
Muitos de nossos clientes e hoje amigos, retornam para buscar o seu segundo Gato Clube de Bengalas. Receber o relato sempre positivo de como eles se deram bem, de como o mais velho cuida do mais novo, ou de como o mais novo chega na casa nova com total energia e totalmente destemido é muito gratificante para nós, que criamos esses filhotes com total dedicação, amor e carinho.
















Se você chegou até aqui e leu esse post inteiro, parabéns, sinal que está apto a prosseguir com a aquisição de seu mais novo gatinho(a) de bengalas e proporcionar o melhor manejo do seu jeito com nossas super dicas fundamentais da raça de forma correta e simples, terá a melhor convivência harmoniosa com filhotes super ativos e Saudáveis, essa é nossa grande missão com você.
Nós do Gatil Clube de Bengalas estamos aqui para auxiliar você a encontrar o seu filhote ideal de gato(a) de BengaLas. Somos antes de tudo amantes de animais e fã incondicional dessa raça exclusiva e maravilhosa.
Conte conosco para ter seu mais novo(a) filhote de Gato Bengal.
Através das pesquisas, estudamos diariamente a raça, buscamos exemplares ao redor do mundo, importando sempre novas linhas de sangue. Não medimos esforços para oferecer animais sempre com muita saúde, excelente comportamento, cores e padrões da raça.
Procure conhecer de onde vem o seu novo animal de estimação, não compre por impulso e principalmente, desconfie de valores muito baixos pois a vantagem está em ter um animal original saudável por anos e legitimado certificado.
Temos mais uma página com dicas de Adestramento, Educação Felina, Treinos e mais Diversão Confira !!!
*Fonte - Créditos e agradecimento especial ao nosso amigo Laurent Jaccard (EUA), proprietário do site: www.bengalcats.co de onde retiramos o material de apoio ao conteúdo e imagens. Apoio www.GatilPlayBengal.com.br Gatil Especializado. O Livro: Gato de Bengalas Bengal Autor: Luis Silva Ed: Draft2Digital
Os filhotes são de excelente pelagem e o pedigree é confiável já vieram no meu nome tudo certinho. Adquiri 1 casal estou super feliz com meus nenéns . Recomendo o gatil com certeza!
Gilmar Toledo Q. - São Vicente SP


★★★★★



FILHOTES BENGAL
Gatil Cadastrado Criador Responsável DNA 100% puros BENGAL
Contatos
contato@gatilbengal.com
+55 13 99679-5060 +55 13 99707-7992
Gatil Clube de Bengalas do Brasil© 2025. All rights reserved.


Estamos Localizados na Cidade de Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo Lado da Riviera de São Lourenço





